Mesmo em tempos de ‘permacrise’, as pessoas estão mais fortes — e esperam o mesmo das marcas

Mesmo em tempos de ‘permacrise’, as pessoas estão mais fortes — e esperam o mesmo das marcas

O relatório Meaningful Brands™ 2024 da Havas mostra um novo capítulo de resiliência global e aponta como as marcas podem se tornar aliadas reais das pessoas.

Vivemos uma era em que o caos parece permanente. Crises econômicas, climáticas e sociais se sobrepõem e moldam um cenário que a Havas chama de permacrise.

O que é “Permacrise”?

O termo significa “um período extenso de instabilidade e insegurança” e retrata o sentimento de desnorteamento, quando somos lançados de um problema para outro, sem tempo para respirar e acalmar os pensamentos.

Mas o que poderia ser apenas um retrato pessimista do mundo acabou revelando algo surpreendente: as pessoas estão mais resilientes, otimistas e dispostas a agir.

O Meaningful Brands™ 2024, estudo global da Havas realizado com mais de 156 mil pessoas em 24 países, mostra que 69% dos entrevistados não deixam os tempos difíceis os derrubarem. Mesmo em meio a incertezas, 67% dizem estar felizes hoje e 59% estão otimistas quanto ao futuro.

Esse movimento marca o início do que a Havas define como uma Nova Era de Autonomia — um tempo em que as pessoas assumem o controle de suas vidas e buscam equilíbrio entre corpo, mente e planeta.

As “Faces da Mudança”

Para entender como essa autonomia se manifesta, o estudo identifica seis perfis que representam a diversidade de respostas diante da crise:

  • Cidadãos comprometidos
  • Curiosos progressistas
  • Pragmáticos despreocupados
  • Defensores pressionados
  • Céticos desafiados
  • Pessimistas desengajados

Apesar das diferenças, todos esperam mais ação e empatia das marcas.

O que as pessoas querem das empresas:

  • Demonstrem mais humanidade e generosidade (73%)
  • Façam mais pelo bem da sociedade e do planeta (71%)
  • Apoiem causas locais e comunidades (70%)
  • Ajudem a economizar dinheiro (68%) e tempo (61%)
  • Simplifiquem o dia a dia (63%)

Em outras palavras, não basta comunicar propósito — é preciso agir e ser.

5 princípios para as marcas realmente significativas

O relatório encerra com cinco caminhos para que as marcas deixem de ser espectadoras e se tornem agentes de mudança junto às pessoas:

  • Investir no pragmatismo — focar em soluções que simplifiquem a vida e economizem tempo e dinheiro
  • Liderar com otimismo tecnológico, mas com responsabilidade e cuidado
  • Promover saúde e bem-estar de forma holística, conectando gerações e realidades
  • Agir com propósito, transformando discurso em impacto real
  • Celebrar comunidades e conexões humanas, construindo um futuro mais inclusivo

A mensagem final é clara:

Mesmo em meio à permacrise, as pessoas continuam acreditando na mudança e precisam de mais, precisam que as marcas acreditem junto.

As pessoas estão prontas para melhorar o mundo, como a sua marca vai fazer parte disso?
Se quiser, a gente descobre junto. É só clicar no botão aqui embaixo.

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